Imagem da parte frontal de um Mustang Azul e o chaveiro novo com o recurso Remote Rev

Conheça o Remote Rev, recurso exclusivo do novo Mustang desenvolvido por brasileiros

11/05/2023

O ronco poderoso do motor V8 é um dos atributos que os fãs mais apreciam no Mustang. A sétima geração do esportivo chega ao mercado norte-americano no segundo semestre com um novo recurso que valoriza ainda mais essa emoção: o Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro .

Esse equipamento exclusivo, patenteado pela Ford, não será visto em nenhum veículo da concorrência e tem outra curiosidade: foi desenvolvido por engenheiros brasileiros. O time alocado no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia assumiu a coordenação do projeto em 2021, quando ele ainda era apenas um conceito.

Foi uma jornada intensa de refinamento do design até chegar à versão final do Remote Rev. Estudamos as sequências de acionamento e o padrão de aceleração em clínicas para atender às expectativas do consumidor do Mustang. E fizemos os experimentos finais e validação nos EUA, junto com o time de calibração”, diz Daniel Blanck, supervisor de Engenharia de Sistemas da Ford, que coordenou o projeto junto com os engenheiros Rogério Souza e Fábio Peres.


O funcionamento aparentemente simples do Remote Rev, comandado pelos botões do chaveiro, envolve vários desafios técnicos de funcionalidade e segurança.

O motor V8 acelerando a 5.000 rpm gera uma potência enorme e foi preciso garantir que isso seja feito com segurança para os usuários e sistemas do veículo, equacionando também as emissões”, explica Fábio Peres.


Como os demais equipamentos do Mustang, o Remote Rev foi testado sob diferentes condições, incluindo temperaturas de -20°C a 30°C, para validação de desempenho e durabilidade. O resultado foi reconhecido pelo time global da Ford e tem atraído a atenção dos fãs nas mídias sociais.

O Remote Rev é uma das novidades mais legais e exclusivas do Mustang de sétima geração. Ele foi feito para surpreender e divertir de forma inusitada, é um trabalho que nos enche de orgulho. No momento que o carro ronca, mesmo quem está acostumado com motores grandes abre um sorriso”, completa Blanck.


  • Como Funciona


    Para ligar o motor do Mustang 2024 remotamente, é preciso apertar o botão de travamento (Lock) no chaveiro uma vez e, em seguida, o botão de partida remota duas vezes. Também é possível acionar o Remote Start pelo aplicativo FordPass.


    Feito isso, basta pressionar o botão de destravamento (Unlock) e em seguida o de travamento (Lock) em menos de três segundos para o motor acelerar até 2.000 rpm, indicando que o sistema Remote Rev está ativo.


    Apertando novamente os botões Unlock e Lock, o carro acelera e aumenta a rotação progressivamente para 3.000, 4.000 e 5.000 rpm. Como medida de proteção, quando é dada partida a frio o sistema só funciona após o motor atingir a temperatura ideal.



Chave personalizada

Desde o lançamento do Mustang, a Ford buscou dar um toque personalizado à sua chave. Em 1967, ela passou a vir com o emblema do pônei estampado. Em 1967, a marca introduziu a chave dupla face, que podia ser inserida no cilindro de qualquer lado. Essas inovações foram importantes na época, mas levaria quase três décadas até o surgimento de outras mudanças importantes.

Logo do Mustang em branco com fundo azul

Em 1994, pela primeira vez, os clientes do Mustang puderam optar por um chaveiro com comandos da trava elétrica e alarme. O avanço seguinte, em 1996, foi o lançamento do sistema passivo antifurto PATS conectado a um transponder na chave. Em 2012, o Mustang Boss 302 introduziu o TracKey, que carregava o software do PCM do carro no chaveiro para melhorar o desempenho.

O primeiro modelo com partida remota de fábrica chegou em 2015, e no ano seguinte foi lançado o FordPass, aplicativo que permite controlar as funções do veículo pelo celular. Em 2018, o botão de partida do Mustang ganhou uma luz pulsante no mesmo ritmo do coração de um pônei. Em 2021, o Mustang Mach-E elétrico inovou usando o celular como chave. E, agora, o Mustang adiciona o Remote Rev ao chaveiro.



Notícias

Ofertas

Veja todas as ofertas da ROMA FORD

Notícias

Veja todas as novidades da ROMA FORD